quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Curso gestante Itajaí e região


Inscrições abertas para o curso de gestante que ocorrerá dia 1 e 8 de fevereiro no auditório do edifício Embraed de Itajaí, das 19:30 às 22:00h. Valor 140,00 o casal. 
Para se inscrever entre em contato pelo número 996549017 ou kakaheusser@gmail.com
0 curso terá palestras de diversos profissionais como nutricionista, obstetra, fisioterapeuta, pediatra, psicóloga e odontopediatra. 

quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Higiene de mamadeiras e bicos


Para os bebês que utilizam mamadeiras, bicos artificiais e chupetas, a correta higiene e esterilização dos mesmos é de extrema importância. 
Após o uso deve-se lavar com água e detergente neutro, sem uso de esponjas e escovas, pois podem causar ranhuras no material, facilitando a cultura de germes. 
Antes de cada uso o utensílio deve ser colocado em panela com água ( cobrindo todo o objeto) e ferver por 10 minutos. 
Muitos germes podem estar contidos nestes utensílios se a higiene não for feita corretamente, entre eles os causadores de diarréias e do famoso sapinho.
Outra dica, é trocar esses utensílios a cada 6 semanas por novos. 

Dra Karina Heusser Neves
Pediatra e Consultora em Aleitamento Materno
CRM 19817 RQE 13683


terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Amamentação x sensualidade


Quando uma mãe amamenta seu filho, por vezes ao sair de casa, a mesma tem a necessidade de oferecer seu peito em público. Muitas usam maneiras de amamentar para  que os manilos não fiquem à mostra, não constrangendo quem passa e nem a si mesma. Porém, muitas pessoas ainda se incomodam e confundem o ato de amamentar em público, com algo grotesco ou até mesmo sensual. Mas não se incomodam com uma moça usando um bíquini fio dental ou um bíquini que mal tampe o mamilo. Pois bem, temos que lembrar tais pessoas que amamentar é uma forma de alimentar o bebê, é uma forma também de dar aconchego e amor. 
Aliás em SP já é lei desde 2015, multa de 500 reais para quem discriminar ou proíbir uma mãe de amamentar em público. 
Muitas vezes as mães ficam com tanta vergonha que acabam amamentando em banheiros públicos, podendo trazer riscos ao seu bebê pela falta de higiene desses locais. 
Não há sensualidade alguma em amamentar, por isso todos devemos respeitar uma mãe enquanto a mesma está amamentando!!


quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Curso de gestante


Em janeiro mais um curso de gestante com proposta prática e humanizada para as mamães e papais!!! E com muitas novidades!!! 

terça-feira, 22 de novembro de 2016

Aumentando a produção de leite


Hoje vou dar algumas dicas sobre como aumentar a produção de leite. Eu tive dificuldade para ter uma quantidade suficiente de leite nas duas filhas, associo essa dificuldade pelos momentos de ansiedade e preocupação que passei durante a internação das duas na UTI neonatal. Porém muitas mães não passam por isso, mas passam por dificuldades para ter uma boa produção de leite. Como já disse em posts anteriores, nos primeiros dias são apenas gotas de colostro que saem de nossas mamas, a descida do leite geralmente ocorre após 3-5 dias do nascimento, podendo variar muito de mãe para mãe.
lembrando também que neste momento não é hora de fazer dieta para perder os kg extras da gestação, por isso, alimente-se bem!
Eu tentei praticamente de tudo e vou citar todas as tentativas e dizer o que fez diferença para mim! Claro cada pessoa vai responder de forma diferente e  o que não funcionou comigo, pode funcionar muito bem com outras mamães.
- Aumentar ingesta hídrica ( ajuda muito)
- Canja de galinha ( não vi diferença)
- Chá de erva-doce ( não vi diferença)
- Equilid ( ajudou muito na ansiedade e um pouco na produção de leite, cessei o uso após 9 dias, mas não compre ou use  antes de conversar com um pediatra ou obstetra) 
- Chá Weleda ou chá da mamãe ( ajudou muitoooo, estou tomando 2x ao dia, pode ser encontrado em qualquer farmácia)
- Compressas com água morna ( não ajudou)
- Fazer o bebê esvaziar a mama para depois passar para a outra mama ( ajuda muitooo, assim o bebê já pega o leite posterior que é mais rico em gordura e engorda mais, com o esvazianento o cérebro entende que precisa produzir mais e assim o faz)
- Uso de máquina para extrair leite ( quanto mais extrair , mais o cérebro e mama produzirá leite, porêm no meu caso não ajudou, pois minha bebê não gosta de nenhum método de complementação como mamadeira, copinho, relactação e até colher, então o leite ficava sendo congelado e não usado)
- Aumentar frequência de mamadas ( ajuda muitooo) 
E sempre lembrando que o bebê deve estar com a pega correta ( dicas em post anterior), o uso de complemento com leite artificial  dificulta essa tentativa de maior produção de leite, porém em alguns casos, se o bebê não está ganhando peso, é necessário. 
Sempre tire dúvidas com sua obstetra, pediatra ou com uma consultora em aleitamento materno, antes de usar produtas e receitas duvidosas. 

Dra Karina Heusser Neves
Pediatra e Consultora em Aleitamento materno
Mãe da Sofia e da Katherine
CRM 19817 RQE 13683

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Despertando o bebê para mamar


Decidi postar sobre esse assunto pois é algo que passei com minha prineira filha e estou passando novamente com a segunda. É uma batalha em todas as mamadas fazer ela acordar e mantê-la desperta para mamar uma quantidade suficiente. 
Muitos recém-nascidos são assim nos primeiros dias de vida e temos que usar de inúmeras técnicas. 
Primeira dica: antes de amamentar troque a fralda do bebê, para ele começar a despertar.
Segunda, deixe o bebê com pouca roupa, apenas com o body (sem a calça e sem meia) ou apenas de fralda, com o frio ele vai achar menos confortável e vai demorar mais para dormir. Dá muita pena, mas em alguns bebês isso é necessário. 
Terceira dica: Deixe o ambiente claro e converse com o bebê durante a mamada. 
Quarta: Durante a mamada o bebê faz várias pausas para descansar, duram segundos, se você perceber que a pausa está se estendendo, dê cutucadinhas na região abaixo das axilas e queixo. Se não adiantar faça movimentos tipo cócegas nas plantas dos pés e palma das mãos.
Essas são técnicas que podem auxiliar se você está passando pelo mesmo problema que eu, ter um bebê preguiçoso :)
Há várias outras técnicas, como passar pano com água em temperatura ambiente nos pés e mãos para despertar. 
Cada bebê tem seu jeitinho e seu tempo... 

Dra Karina Heusser Neves
CRM 19817 RQE 13683
Pediatra e Consultora em aleitamento materno
Mãe das princesas Sofia e Katherine


terça-feira, 8 de novembro de 2016

A chegada em casa


Depois de 2 semanas sem publicar, por motivos bons e tristes, retorno à rotina do blog trazendo super dicas de mamãe em dose dupla e pediatra. Katherine nasceu dia 24 de outubro e infelizmente precisou ficar na uti neo durante 6 dias por taquipnéia transitória do recém-nascido. Pela segunda vez recebo alta da maternidade não trazendo meu bebê junto, uma das sensações mais tristes para uma mãe. Mas os 6 dias passaram e nossa princesinha está em casa. Os primeiros dias em casa não são fáceis, a mamãe está cansada, o bebê ainda é muito sonolento, às vezes não sabemos o motivo dos choros, ficamos na dúvida se temos leite o suficiente e se o bebê está ganhando bem peso.
 Uma ajuda da mãe, da sogra, da amiga ou do maridão é sempre muito bem-vinda!!!
Amanhã o post será sobre técnicas para despertar o bebê para mamar!!! 


sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Posições de amamentação


São inúmeras as posições para amamentação. Você pode usar o auxílio da almofada de amamentar, travesseiros e até mesmo do sling. Sim, tem como amamentar com o bebê no sling.
O mais importante é que a posição que você esteja amamentando, seja confortável para você e para o bebê. Que o ambiente seja tranquilo, sem excesso de barulho e arejado. 
A poltrona de amamentar é uma das coisas mais importantes que a gestante deve colocar na lista de compras, mas ela deve ser confortável, pois você passará algumas horas sentada nela. 

Dra Karina Heusser Neves
CRM 19817 RQE 13683
Pediatra e Consultora em aleitamento materno
Mãe da Sofia e esperando a Katherine

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Saídas e visitas com recém-nascido


O assunto de hoje é bastante polêmico, mas como pediatra me sinto na obrigação de alertar as mamães. Sei que visitas são muito gratificantes para os pais, mas temos que cuidar! 
O resguardo ( período de 30-40 dias após o parto) não é só para a mamãe e sim para o bebê também.  É período de adapatação ao ambiente extra-uterino, à amamentação e aos períodos de sono. Além disso, nesta idade o bebê ainda não tem imunidade e só recebeu 2 vacinas ( a BCG que protege contra formas graves de tuberculose e a 1a dose de hepatite B). Ou seja, são tantas doenças que o bebê pode estar correndo risco de pegar se receber visitas em excesso ou se ficar saindo em locais públicos como mercado, shopping, festas e casa de amigos. 
As saídas do bebê no primeiro mês devem ser para fazer o teste da orelinha, teste do pezinho e consultas pediátricas. 
Aí vão algumas etiquetas para visita de recém nascido:
- sempre ligue antes, para ver se a mamãe e o bebê podem recebê-los
- evite visitar se estiver doente (resfriado, diarréia, aftas e etc)
- sempre lave as mãos e passe álcool
-não beije o bebê, nem pegue no colo ou passe a mão no rosto e mão do bebê
- não vá com perfumes fortes ou cheiro de cigarro
- não acorde o bebê
- não leve crianças
- evite visitar na maternidade 
São tantas doenças graves que podem ser evitadas com esses cuidados!!! 
Pois como o ditado diz: É sempre melhor prevenir do que remediar!!! 


Dra Karina Heusser Neves
CRM 19817 RQE 13683
Pediatra e Consultora em aleitamento materno
Mãe da Sofia e esperando a Katherine

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Mãe com cerclagem


Vou usar esse post para me apresentar e para relatar como foi minha experiência durante a segunda gestação com cerclagem. Para quem não conhece, essa é uma cirurgia que é feita em mulheres com incompetência istmo-cervical, ou seja são dados pontos no colo do útero que é menor em tamanho ou que dilata com facilidade, pois o mesmo não consegue segurar o bebê. Muitas mamães que têm essa alteração no colo, perdem seus bebês por volta do segundo trimestre de gestação. 
Estou grávida pela segunda vez e da segunda princesinha da minha vida. Quando descobri que estava grávida, já imaginava o que estava por vir, uma gestação cheia de apreensão e repouso. Com 14 semanas fiz a cerclagem, que é feita na maternidade, sob anestesia. Após a cirurgia, o repouso deve ser absoluto, ou seja a mãe deve permanecer deitada durante o dia todo, deixando para levantar apenas para tomar banho, ir no banheiro e comer. 
Dependendo do caso, alguns médicos liberam para um repouso parcial. 
No meu caso, tive que fazer repouso absoluto e hoje completo 5 meses do mesmo. Já estou na 36a semana e logo retiro os pontos da cerclagem. 
Minha primeira filha nasceu prematura e permaneceu 12 dias na UTI neo. Nessa gestação estou conseguindo aguentar mais. 
Não é fácil ficar em repouso absoluto com uma filha de 5 anos querendo brincar e passear, mas ainda bem que temos os papais e avós por perto.
Também tive que abrir mão dos atendimentos no consultório e dos plantões. Mas logo logo voltarei à ativa para poder atender meus pacientes lindos e fofos. 
Em uma semana estarei com minha princesinha no colo e estarei postando vídeos dos primeiros cuidados com o recém nascido. 
Se você está numa situação semelhante ou tem alguém que esteja passando por isso, tenha paciência, tente se ocupar com trabalhos manuais, como scrapbook para fazer álbuns, ou bordados para paninhos de boca e toalhas. Foi assim que consegui passar essas 2 gestações, além de estudar muito para aprimorar os conhecimentos sobre esse maravilhoso mundo das gestantes e dos bebês. 


Dra Karina Heusser Neves
CRM 19817 RQE 13683
Pediatra e Consultora em aleitamento materno
Mãe da Sofia e esperando a Katherine

terça-feira, 18 de outubro de 2016

Como lavar as roupas do bebê?



Uma das partes mais gostosas da gestação é arrumar as roupinhas na mala para a maternidade ou deixar tudo prontinho no quartinho do bebê, Mas saiba que alguns cuidados devem ser tomados na higiene e cuidado das roupinhas. 
- Evitar uso de sabão em pó, amaciantes e perfumes, pois esses produtos podem causar irritação na pele sensível do recém nascido.
- Usar sabão neutro ou próprio para lavagem de roupas de bebês.
- Retirar etiquetas, que podem incomodar o bebê. 
Para saber o que levar para a maternidade, acesse os posts anteriores, você vai encontrar uma lista completa :) 


Dra Karina Heusser Neves
CRM 19817 RQE 13683
Pediatra e Consultora em aleitamento materno
Mãe da Sofia e esperando a Katherine

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Sutiã pós-parto



Muitas gestantes têm dúvida na hora de escolher o sutiã mais adequado para o pós- parto. Primeiramente digo, sim, você terá que usar nos primeiros meses um sutiã e terá que deixar de lado seus sutiãs lindos, com renda e bojo. Mas isso será temporário. 
Não insista em comprar o mesmo tamanho que você usava antes de ficar grávida ou enquanto estâ grávida, terá que ser uma numeração maior. 
O melhor modelo ( para o primeiro mês principalmente)  é o da primeira foto, pois ele tem abertura completa. O da segunda foto, que tem abertura parcial, pode dificultar a amamentação nos primeiros dias ( após 3o ao 5o dia ocorre a apojadura do leite, seus seios ficarão bastante cheios e pesados, esse modelo pode apertar muito e machucar). Após o primeiro mês seu fluxo de leite materno já estará mais organizado e você poderá usar esse modelo. 
Hoje em dia existem muitos modelos de sutiã pós-parto com renda e cores diferenciadas, para que você possa escolher o que mais combina com determinadas roupas e ocasiões. 
Lembre-se: Amamentar é dar amor ao seu filho em forma de alimento ❤️❤️❤️

Dra Karina Heusser Neves
CRM 19817 RQE 13683
Pediatra e Consultora em aleitamento materno
Mãe da Sofia e esperando a Katherine

sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Estômago do bebê




Sim!!! Sei que muitas mamães verão essa foto e ficarão assustadas!! Mas é isso mesmo!!! Essa é a capacidade de um estômago do recém nascido até o 1o mês de vida. Por isso confiem no pediatra quando ele diz que as gotinhas de colostro dos primeiros dias de vida são suficientes para o bebê. Os bebês choram muito nos primeiros dias de vida, como já disse no post anterior, o que devemos levar em conta é o ganho de peso ( na primeira consulta, pois nos primeiros dias o bebê pode perder até 10% do seu peso corporal) e a quantidade de trocas de fralda. 
O importante é oferecer com bastante frequência o seio materno ( isso aumenta a produção de leite) e manter-se bem hidratada. 

Dra Karina Heusser Neves
CRM 19817 RQE 13683
Pediatra e Consultora em aleitamento materno
Mãe da Sofia e esperando a Katherine

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Leite anterior e posterior


Muitas mamães ficam em dúvida nesse assunto. Existe realmente leite anterior e leite posterior? 
Existe na realidade vários tipos de leite durante uma mamada, pois sua composição se modifica de forma gradual. Os termos leite anterior e posterior são uma forma mais simplificada de explicar às mamães que o leite do começo da mamada é mais rico em proteínas, vitaminas e água. Já o leite do final da mamada, ou seja quando a mama estiver esvaziando, é mais rico em gorduras, o que lhe confere um aspecto menos aquoso e mais branco ou amarelado. 
Como dito anteriormente, essa mudança na composição ocorre de forma gradual enquanto o bebê está mamando, isso porque a gordura em forma de "glóbulos" fica aderida na parede dos avéolos mamários no começo da mamada, conforme a mama vai sendo esvaziada, a gordura se desprende, aumentando assim a quantidade de gordura no leite. 
O ideal é não intercalar as mamas durante as mamadas, esvaziar primeiro uma e depois passar para a outra, para que o bebê aproveite todas essas conposições do leite. 
Lembre-se: Não existe leite fraco, muitas pessoas irão te falar que o bebê está chorando porque seu leite é fraco, que o ideal é dar um leitinho de lata para o bebê ficar mais satisfeito ou até mesmo um mingau com leite de vaca e farinhas. Mas antes de fazer qualquer conduta desse tipo, pergunte ao seu pediatra. Pois é o ganho de peso do bebê e a quantidade de trocas de fralda que mostrará quanto seu leite está sendo suficiente ou não. O choro do bebê não é um parâmetro para isso!!!


Dra Karina Heusser Neves
CRM 19817 RQE 13683
Pediatra e Consultora em Aleitamento Materno
Mãe da Sofia e esperando a Katherine

quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Cuidados com os dentinhos


A primeira visita ao dentista deve ser feita antes do nascimento do primeiro dente, para que os pais recebam orientação adequada. O odontopediatra é o profissional especializado para cuidar da saúde bucal dos bebês, crianças e adolescentes. Quanto antes a criança fizer sua primeira consulta com o odontopediatra, mais facilmente irá incorporar hábitos saudáveis em seu dia a dia, prevenindo a instalação dos males bucais. 
Desde as primeiras mamadas, tanto aleitamento materno como artificial (mamadeiras), devemos higienizar as gengivas e língua do bebê, 1x ao dia, com fralda ou gaze, embebida de água filtrada, fervida ou com soro fisiológico, assim os resíduos de leite são retirados delicadamente da boca do bebê. 

Dra Laura Giongo Bonato Chiamulera
Odontopediatra e Ortodontista
Telefone para consultas: 33672727


terça-feira, 4 de outubro de 2016

Dicas de amamentação


Você já deve ter ouvido uma mãe dizendo que não teve leite ou que o mesmo secou ou empedrou. São inúmeras as situações que dificultam a amamentação, mas com orientação correta e carinho as chances de você conseguir amamentar tranquilamente, sem dor e com boa quantidade de leite, aumentam muito!!
Aí vão algumas dicas...
- Ingerir bastante líquido ( água, sucos naturais, água de coco, para estar bem hidratada. Evitar refrigerante, excesso de leite ( ideal é uma porção apenas ao dia, incluindo já os derivados)
- Descansar quando o bebê estiver dormindo nos primeiros dias, pois o cansaço e estresse podem diminuir a produção de leite. 
- Oferecer seu seio em livre demanda, ou seja, sempre que o bebê quiser mamar, evitando intervalos maiores que 3 horas. Se o bebê estiver dormindo, acorde-o.
- Banhos mornos e extração de leite manual, antes da mamada, alivia muito a dor e a sensação de mama "empedrada".
- Não intercalar as mamas durante as mamadas, só se a mesma estiver vazia já. Por exemplo, o bebê mamou na mama esquerda, mas não esvaziou, na próxima mamada, você continuará com o bebê na mama esquerda. 
- Não usar sutiã apertado e com enchimento. O ideal é usar sempre o sutiã pós- parto e a concha pós- natal no primeiro mês. 
- Evitar receber muitas visitas, por mais que seja prazeroso para os pais mostrarem seu baby para familiares e amigos, as visitas em excesso tiram a mãe e o bebê da rotina, às vezes diminuindo a quantidade de produção do leite. 
- Olhar para o bebê enquanto estiver amamentando também aumenta a produção de leite. 
- Sempre hidratar a aréola  e mamilo com o próprio leite materno e secar após. Não usar pomadas e cremes. 


Dra Karina Heusser
Pediatra e Consultora em aleitamento materno
Mãe da Sofia e esperando a Katherine




segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Soluço na gestação e lactente



Os soluços nos bebês são muito comuns na gestação e após o nascimento. Muitos acham que tem relação com o frio, mas na realidade não tem.
Durante a gestação: Após começar sentir os movimentos fetais do seu bebê, que ocorre por volta das 20 semanas, você pode se deparar com um movimento rítmico e mais fraco que um chute, no mesmo local e que dura minutos. Esses são o soluços. A mamãe não precisa ficar preocupada, pois é um evento muito comum na gestação e nada mais é que um "treino respiratório"  que seu baby está realizando. 
Após o nascimento: Quando o bebê suga o leite, ele engole um pouco de ar também, causando assim o soluço durante a mamada ou após. É uma situação muito comum, deixar o bebê na posição para arrotar durante 20 minutos após a mamada, auxiliará nos soluços, na diminuição das cólicas e regurgitação. 


Dra Karina Heusser
Pediatra e Consultora em aleitamento materno
Mãe da Sofia e esperando a Katherine


quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Amamentando gêmeos


Descobriu que está esperando gêmeos e o seu sonho é amamentar? Não se desespere, muitas mães de gêmeos conseguem fazer isso sem nenhuma dificuldade. Aqui vão algumas dicas, tente amamentar os dois ao mesmo tempo, você ficará menos cansada e passará menos tempo sentada amamentando. Outra dica, para que um dos bebês não ganhe menos leite posterior ( leite do final da mamada, mais rico em gordura e que engorda mais o bebê) é não ficar alternando os bebês durante as mamadas e nem entre as mamadas, o ideal é alternar em dias. Por exemplo, segunda João mama na esquerda e Maria na direita, na terça João passa para a mama direita e Maria para esquerda. 
Coloquei esta ilustração para mostrar as possibilidades de posicionar 2 bebês ao mesmo tempo. 
Se tiver dúvidas, converse com o pediatra ou peça auxílio para uma consultora em aleitamento materno. 


Dra Karina Heusser
Pediatra e Consultora em aleitamento materno

quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Alimentador infantil


Esse alimentador infantil é uma ótima opção para as mamães que têm medo de oferecer frutas para seus filhos por medo de engasgo. Muitas mães após os 6 meses, quando iniciam alimentação ccomplementar,  ficam oferecendo apenas maçã, banana, pêra e mamão, esquecendo que temos tantas frutas ricas como melancia, morango, kiwi, carambola, abacaxi, ameixa, que você pode sim, oferecer para o seu filho a partir do 6o mês de vida. 
Com várias cores e várias opções de marcas, esse é um produto muito bacana para você adquirir ao iniciar a alimentação complementar de seu bebê. 


Dra Karina Heusser
Pediatra e Consultora em Aleitamento Materno

segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Fezes do bebê


Muitas mamães se assustam pois nunca foram informadas que nos primeiros dias ou meses de vida o bebê pode evacuar após cada mamada. Esta é uma situação muito comum, os papais não devem se preocupar e nem achar que o bebê não irá engordar por isso. O que você deve ficar atenta é na consistência das fezes,  deve ser pastosa ou líquido-pastosa, não deve ser endurecida ou líquida. A cor das fezes também pode variar de marrom escuro a preto nos primeiros dias e marrom claro a escuro ou esverdeado nos primeiros meses, não podendo ser branca ou bege. Em casos de dúvida,  o pediatra sempre deve ser consultado.


Dra Karina Heusser
Pediatra e Consultora em aleitamento materno

terça-feira, 20 de setembro de 2016

Receita papinha com frango e inhame


Hoje tem mais uma receitinha da nutricionista Carolina Sommerfeld para os nossos babys e crianças. Dica super gostosa e saudável para almoço ou jantar. Vale a pena conferir!!!

segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Ordenha de leite manual



Muitas mamães têm dúvidas na hora de fazer a ordenha manual, seja ela para aliviar o ingurgitamento mamário, como para estocar leite. No primeiro mês de vida, eu sempre aconselho a primeiro utilizar essa técnica manual, para depois usar as máquinas que extraem leite (manuais ou elétricas), pois elas tendem a machucar um pouco no início. Mas lembre-se, sempre a melhor forma de estimular a produção de leite, é o bebê sugar diretamente no peito. Ajuda muito na hora de extrair leite, para estocar um maior volume, ficar olhando uma foto do seu bebê ou o próprio bebê.
Escolhi esse vídeo, pois ele mostra de forma prática e correta a técnica de ordenha manual.

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Curso gestante Itajaí


E hoje acontece o segundo dia do nosso curso de gestantes, com palestra sobre amamentação e primeiros cuidados com o recém nascido com a pediatra Vanessa Wiesner. Além disso teremos a presença da fisioterapeuta Bianca Horongozo que falará sobre uso de slings e da ondontopediatra  Laura Giongo Bonaro Chiamulera para falar dos primeiros cuidados com os dentinhos. Além de muitos mimos e sorteios para nossas gestantes lindas. 

sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Música na gestação 2


Quem segue nosso blog, viu que já postei sobre a importância da música na gestação. Aí vai a dica de uma música super fofa para você escutar com seu baby!!! Bom
final de semana a todos!!!


Dra. Karina Heusser
Pediatra e consultora em aleitamento materno

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Granuloma umbilical


O que é o granuloma umbilical? É um defeito de cicatrização, onde após a queda do coto umbilical surge no local um tecido vermelho, de aspecto úmido, com presença de secreção serosa ou sanguinolenta. Nesses casos o ideal é sempre procurar atendimento pediátrico para que um tratamento correto seja prescrito. Granuloma umbilical não é a mesma coisa que hérnia umbilical. Não se deve enfaixar, nem colocar objetos como moedas pelo risco de infecção local. 







Dra. Karina Heusser
Pediatra e consultora em aleitamento materno

terça-feira, 6 de setembro de 2016

Cuidados com coto umbilical


Como limpar o coto umbilical? Essa é uma dúvida muito frequente nas mamães, pois muitas ficam com medo de manipular essa área do bebê. O ideal é usar álcool 70% e cotonetes ou gaze, passando o álcool em toda a extensão do coto e não encostando na pele, pois o álcool pode queimar a mesma. Com que frequência? 2-3x ao dia!!!! Não fazer essa limpeza em toda as trocas de fralda, pois isso deixa a região muito úmida. 
Não se deve enrolar gaze em volta do coto depois de passar álcool e também não se deve usar faixas ou moedas. A fralda descartável deve ser dobrada na frente para não tampar o coto e a barra da calça não deve ficar pressionando essa região. 
O coto tende a cair em 7-10 dias, dependendo de cada bebê.
Se você sentir cheiro fétido ou a região em volta ao coto ficar vermelho, procure atendimento pediátrico.
E por último, se o coto cair e nessa região ficar um tecido vermelho vivo, pode ser um granuloma umbilical, que será o assunto do post de amanhã. 




Dra. Karina Heusser
Pediatra e consultora em aleitamento materno

segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Receita sobremesa infantil saudável


A dica de hoje é esta receita maravilhosa e super prática da nutricionista Carolina Sommerfeld. Receita super saudável e gostosa. As crianças e adultos adoram!!!

sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Música na gestação


A partir da 18a semana de gestação, seu bebê consegue ouvir os sons externos, assim como a voz da mamãe, respiração e batimentos cardíacos. Tudo é uma forma de aprendizado para esse bebê que a cada dia se desenvolve dentro de sua barriga. Muitas mamães sentem vergonha de cantarolar ou conversar com seus bebês na gravidez. Uma forma de estimular seu bebê, tranquilizá-lo e criar um momento especial para vocês, é colocar uma música. O ideal é escolher algo calmo e delicado para o ouvido da mamãe e do bebê. Tem mães que optam por colocar seus gêneros musicais preferidos, para a criança já se acostumar, porém cuidado com som muito alto e músicas com tons muito fortes, como rock e música eletrônica. 
Vários estudos demonstram que os bebês gostam muito de música clássica, por exemplo "4 estações" de Vivaldi. 
E quando os bebês nascem, eles costumam se acalmar com facilidade ouvindo as músicas que ouviu com a mamãe durante a gestação, pois se sentem seguros. 



quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Bico de silicone

Muito utilizado nos dias de hoje, o bico de silicone está entrando na lista de compra de várias mamães. Mas quando realmente deve ser utilizado?
Primeiramente o bico de silicone é um tipo de bico artificial, o bebê não sugará nele da mesma forma que sugaria na mama, mas há determinados casos que ele ajuda e muito!!! Por exemplo em bebês prematuros com sucção não efetiva ou dificuldade em manter a pega da aréola, ou mamães que tenham o mamilo plano ou invertido. 
No caso de mamilos planos, o uso de compressas frias antes das mamadas para ajudar o mesmo a protrair e/ou massagem, também auxilia. Nos mamilos invertidos, o uso de bomba de sucção pode auxiliar na eversão dos mesmos.
O uso do bico de silicone, deve ser individualizado e bem orientado, para que a mãe consiga retirá-lo com segurança quando o bebê estiver com uma sucção adequada.
Há mamães que tem muita dificuldade em arrumar a pega do bebê e mesmo com muita orientação e auxílio, ficam muito preocupadas e inseguras a ponto de desistir do aleitamento materno e dar 
mamadeira. Cada caso deve ser pensado com muito carinho....quem sabe o uso do bico de silicone e manutenção do aleitamento materno, seja muito melhor que o uso de mamadeira ( que também é um bico artificial) e com leite artificial ( fórmulas) dentro dessa mamadeira. 
Se você tiver com dificuldades para amamentar e de ter uma pega correta, procure o auxílio de um consultor em aleitamento materno ( que pode ser um pediatra, nutricionista, fonoaudióloga e enfermeira).




Karina Heusser

quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Curso gestante Itajaí


E hoje inicia mais um curso de gestante Mamães e Papais em treinamento!! Tudo preparado com muito carinho para esses casais maravilhosos, que aguardam ansiosamente pelos babys lindos!!! 
Hoje tem palestra com a top nutricionista Carolina Sommerfeld sobre cuidados na gestação com a alimentação. Dicas sobre cuidados com a pele e drenagem linfática com Camila Theilacker, além de demonstração de Yoga para gestantes e bebês!!!
Quem não se inscreveu.... Ainda dá tempo!!! 

sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Pega correta


Como saber se o bebê está mamando certo? Há vários sinais que nos mostram uma pega correta. Iniciando pelas bochechas que devem estar sempre arredondadas, a boca deve pegar grande parte da aréola ( nunca só o mamilo), os lábios devem estar virados para fora ( como um peixinho), a língua deve estar para fora ( encostada no
lábio inferior)  e o queixo encostado no peito materno. 
E principalmente haver prazer e afeto entre mãe e filho. 
Nesta foto conseguimos perceber o carinho da criança enquanto olha para sua mãe e mama!!
Amamentar é muito mais que dar leite materno,  é dar amor e afeto em forma de alimento!!!


quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Curso Gestante Itajaí


As inscrições estão abertas para o curso de gestantes Mamães e Papais em treinamento que está sendo um sucesso na cidade de Itajaí e região! O curso traz uma proposta prática e humanizada para os pais que querem ficar antenados sobre cuidados durante a gestação e como se preparar para a chegada do bebê! Além da palestras das idealizadoras desse projeto, a pediatra Karina Heusser e a nutricionista Carolina Sommerfeld, teremos a presença da fisioterapeuta Biana Horongozo que dará uma aula prática sobre o uso de slings. Além disso teremos dicas dos primeiros cuidados com os dentinhos com a odontopediatra Laura Giongo Bonato Chiamulera. 
Inscrições por e-mail kakaheusser@gmail.com ou finestetica@gmail.com e pelos telefones 96549017 e 30461746.

segunda-feira, 22 de agosto de 2016

O que levar para maternidade?




Chegou a hora... E o que levar para a maternidade?
O ideal é organizar tudo que você levará com um mês de antecedência, pois imprevistos acontecem...
Cada maternidade disponibiliza uma lista de tudo o que se deve levar para a maternidade. Vou mostrar aqui uma lista generalizada. 
- Fraldas descartáveis
- Fralda de pano para higiene da região de fraldas
- Gaze
- Álcool 70% ( para higiene do coto umbilical, algumas maternidades já disponibilizam)
- Toalha de banho para o bebê
- Sabonete líquido para o bebê
- 6-8 mudas de roupa ( body, calça, tip top, meia, luva), lembrar de deixar uma muda separada para colocar logo após o nascimento
- manta
-coeiro
- fralda de boca
- concha pós- natal
- absorvente pós- parto
- Garrafa térmica ( para armazenar água morna utilizada na higiene da região de fraldas)
- almofada de amamentar
- bebê conforto ( para o retorno da maternidade) 



quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Alergia à proteína do leite de vaca


Nossa dica de hoje é a palestra que acontecerá dia 13/09 em Itajaí sobre Alergia à Proteína do leite de vaca (APLV) que por muitos é confundida com a intolerância à lactose. A palestra será realizada por 3 excelentes profissionais da nossa região, que são experts na área. 

quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Higiene na troca de fraldas




Como fazer a correta higiene durante a troca de fralda? Primeiramente um kit similar a esse da foto será muito útil, pois a garrafa térmica permite você ter água morninha por várias horas e terá onde colocar produtos de higiene como gazes e algodão. 
O ideal é evitar o uso de lenço umedecido, pois são gelados, muitos contém produtos que não serão bons para a pele sensível do seu bebê e porque muitas mães utilizam esses lenços e não secam a área de fraldas com um paninho seco após, com umidade nesta área, o bebê terá muito mais risco de ter assaduras e fungos. 
Quem higieniza a área de fraldas da forma correta e faz as trocas em horários frequentes, não precisa se preocupar em gastar com pomadas contra assaduras.
Então vamos lá, a forma mais correta é você usar fraldas de pano com a água morninha que citei anteriormente, e secar com fralda de pano, antes de colocar a nova fralda descartável. 
É muito importante sempre secar bem as dobrinhas na região de fraldas. 
Se você não tem fraldas de pano ( que são muito fáceis de fazer e comprar), use algodão ou gaze. 
E quando sair? Leve gaze, algodão ou as fraldas de pano e se não tiver água morna no local, a água em temperatura  ambiente será até mais confortável que o geladinho do lenço umedecido. São hábitos que você se acostuma e vai adorar ao ver a pele do seu bebê sempre bonita e livre das assaduras.


segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Amarelão ou icterícia


Meu bebê ficou amarelo e agora?
A icterícia ou mais conhecida como amarelão, ocorre pelo aumento de bilirrubina sérica, causando uma tonalidade amarelada em mucosas e pele.
A maioria dos bebês ficam amarelinhos, com maior prevalência nos prematuros.
Há diversas causas, desde fisiológica ( normal ), como por incompatibilidade sanguínea, sepse, galactosemia, dieta insuficiente e aleitamento materno.
Geralmente os bebês ficam amarelinhos do terceiro ao sétimo dia de vida.
O importante é você estar atento se essa coloração amarelada está muito intensa e se passa do tórax (peito) do bebê, pois o ideal nesses casos é procurar um atendimento pediátrico.
O banho de sol é muito importante para o recém nascido, não esquecendo que deve-se tirar a roupa do bebê e expor diretamente aos raios ( não adianta deixar vidros e janelas entre o bebê e os raios de sol).
Roupinha amarela tira amarelão? Há muitas pessoas que acreditam nesta simpatia, porém fique atento, a roupa amarela acaba camuflando a cor do bebê, então muitos acham que por isso ela "cura" o amarelão.


Karina Heusser

sábado, 13 de agosto de 2016

Curso gestante Itajaí




As inscrições estão abertas para o curso de gestantes Mamães e Papais em treinamento que está sendo um sucesso na cidade de Itajaí e região! O curso traz uma proposta prática e humanizada para os pais que querem ficar antenados sobre cuidados durante a gestação e como se preparar para a chegada do bebê! Além da palestras das idealizadoras desse projeto, a pediatra Karina Heusser e a nutricionista Carolina Sommerfeld, teremos a presença da fisioterapeuta Biana Horongozo que dará uma aula prática sobre o uso de slings. Além disso teremos dicas dos primeiros cuidados com os dentinhos com a odontopediatra Laura Giongo Bonato Chiamulera. 
Inscrições por e-mail kakaheusser@gmail.com ou finestetica@gmail.com e pelos telefones 96549017 e 30461746.

sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Cuidados da pele na gestação


Como cuidar da pele e das mamas durante a gestação? Há cremes hidratantes de várias marcas que são específicos para a pele das gestantes e que podem ser facilmente encontrados nas farmácias, o ideal é utilizá-los 2x ao dia. A hidratação durante a gestação é muito importante para prevenir ou amenizar as temidas estrias, que surgem com o ganho de peso da gestação.
Ingerir uma quantidade adequada de água e alimentos saudáveis  também auxilia muito na hidratação de sua pele. 
É muito importante também tomar sol diariamente para a produção de vitamina D, atente para passar protetor solar no rosto, para evitar manchas que são muito comuns na gestação, mas deixe uma boa área exposta do seu corpo ( braços, barriga, pernas) ao sol. O ideal é nos horários entre 10 e 16 hrs. Eu sei, você deve estar se perguntando, mas como nesse horário? E o câncer de pele? Mas você não ficará se bronzeando por horas, mas sim vai ficar exposta por cerca de 5 minutos. 
E as mamas? Muitos obstetras orientam uso de cremes ou pomadas, alguns orientam banho de sol e há quem orienta a não fazer nenhum preparo. O ideal é sempre conversar com o obstetra para ver como é a pele dos seus mamilos e se ele orienta algo específico para você. Sempre lembre de usar sutiã confortável, evitar os apertados.
Há a possibilidade de você necessitar do uso de conchas pré-natais para preparar os mamilos, se os seus são muito planos ou invertidos.
Esses preparos na gestação são bastante controversos e vai depender muito do obstetra que acompanha sua gestação. 

quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Curso lanches saudáveis para crianças.


Nossa dica de hoje é o curso Lanches saudáveis para volta às aulas com a nutricionista Carolina Sommerfeld. Vale a pena conferir!!! 

terça-feira, 9 de agosto de 2016

Curso gestante Itajaí


Inscrições abertas para o nosso curso de gestantes!! Proposta prática e humanizada, que visa orientar os casais que aguardam pela chegada do seu bem mais precioso!!! Para se inscrever entre em contato por e-mail kakaheusser@gmail.com ou finestetica@gmail.com e por telefone 96549017 ou 30461746. 

Fraldas


Muitas pessoas me perguntam quando estão esperando o primeiro filho.... Qual fralda descartável devo comprar e deixar de estoque? Eu sempre respondo: Não  estoque grande, muito menos, estoque de uma marca só. Pois você não sabe qual vai ser o tamanho do seu bebê, há recém nascidos com 4-5 kg que nem usam, ou usam apenas por 1 semana a fralda tamanho RN.
Outra coisa que deve ser lembrada, é que você não sabe se seu bebê terá algum tipo de dermatite com determinada marca de fralda, que não é algo infrequente. 
Vou citar o meu exemplo, quando fui mamãe de primeira viagem. Fiz chá de bebê, ganhei várias fraldas de uma mesma marca (que eu achava na época, ser a melhor marca) e ganhei todas do mesmo tamanho: RN. Pois é, minha filha nasceu, prematura, então no segundo dia de UTI neonatal me solicitaram para trazer outra marca de fralda, pois ela estava apresentando uma dermatite horrível, e agora? O estoque em casa era grande!! O tamanho RN, ela usaria  por mais 1-2 meses, por causa do tamanho de nascimento, porém a marca. Tive que comprar tudo de novo. Mas houve um lado bom nessa história toda, quem recebeu a doação dessas fraldas, ficou muito feliz e nunca apresentou dermatite alguma. Então, o que é bom para um, pode não ser bom para outro. 
Se quiser ser prevenida, compre, porém de 2 marcas no
mínimo e não faça estoque grande. Quando nascer e você ver como vão as coisas, daí sim, seja prevenida, para que o papai não tenha que sair correndo às 2 da manhã atrás de fraldas. 


Karina Heusser

segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Banho do bebê


Qual o melhor horário para o banho do bebê? Se seu bebê nasceu no verão e você quer deixá-lo mais confortável e calminho para o sono da noite, você pode escolher o horário entre 18 e 19 hrs. Porém, se nasceu no inverno e você não tem um aquecedor de ambiente, sugiro escolher um horário mais cedo, como antes das 17hrs. O ideal é que haja uma rotina no horário, para que o bebê aprenda a se habituar com horários de banho e que seja algo prazeroso para mãe e filho. 
Os sabonetes mais aconselháveis são  o de glicerina e em líquido.




Karina Heusser

sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Alimentação complementar





O ideal é sempre iniciar a alimentação complementar, ou seja algo que não seja leite materno ou leite artificial para a idade, só com 6 meses de idade. Pois é nessa fase que os dentes estão surgindo e o bebê consegue sentar para assim ter coordenação motora adequada para deglutir alimentos que não sejam sugados. Além disso o trato gastrointestinal do lactente não está devidamente preparado para receber alimentos diferentes do leite antes do sexto mês de idade.
Antes dos 6 meses deve-se oferecer frutas, sucos, águas e chás? Não, o ideal é só o leite, de preferência o materno, é claro.

Karina Heusser

quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Morte súbita do lactente


Esse é um dos assuntos mais polêmicos, qual posição devo colocar meu bebê para dormir? Isso mesmo, de barriga para cima é mais seguro! Sei que você deve estar se perguntando: E se o bebê regurgitar, não vai se afogar? Não, eles possuem reflexo para virar a cabecinha para o lado nesse momento. O risco de algo ruim acontecer é bem maior se o bebê estiver de barriga para baixo ou de barriga para o lado. 
Você já ouviu algumas mães falando: Não conseguia dormir sossegada, ficava de 15 em 15 minutos, olhando para o meu bebê para ver se ele estava respirando. Esse, é o instinto materno, se preocupando com a morte súbita do lactente, que é uma morte sem causa.  Mas o que fazer para prevenir algo tão assustador e ruim? Aí vão algumas dicas:
- Manter o bebê em posição vertical por 20-30 minutos após amamentar
- Evitar fumar e ter contato com fumantes durante a gestação e após o nascimento
- Evitar uso de travesseiros, cobertores e protetores de berço
- Evitar agasalhar em excesso o bebê
- Amamentar no peito até o 6o mês de vida


Karina Heusser

quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Uso de sling



Alguns acham que o uso de sling é algo novo, mas não é. Africanos  e indígenas usam há muitos e muitos anos. Há quem diga que o bebê fica mimado, pois fica muito no colo, mas não é verdade. Ficando no colo do cuidador e recebendo afeto, a criança tende a não necessitar do uso de chupeta e a conquistar a independência mais cedo. 
Além disso, as cólicas aliviam mais rápido, por causa da posição e do calor que envolve o abdome do bebê. 
Os bebês que usam sling são mais calmos e tranquilos, pois ficam em contato com calor, afeto e escut o coração do cuidador, barulho esse, que o bebê estava acostumado a escutar por 9 meses. 
As mães ficam com os braços livres, podendo fazer atividades domésticas, fazer compras e trabalhar. Aliás hoje em dia há modalidades como pilates e dança com sling.
Amamentar no sling é fácil e prático, auxiliando muito na rotina das mamães. 
O peso do bebê se distribue de forma que as dores nas costas sejam muito menor, do que permanecer com o bebê no colo (nos braços).
O uso de sling pode ser feito desde o nascimento até a idade e peso que os pais se sentirem confortáveis para carregar seu filho no colo.
Gostou do sling? Visite o insta ou site da nossa querida Bianca que é fisioterapeuta e produz slings maravilhosos. Bidana slings - www.bidana.com.br


Karina Heusser


terça-feira, 2 de agosto de 2016

Vantagens do aleitamento materno para a mãe



Além de facilitar o retorno ao peso antes da gestação, o aleitamento materno diminui risco da câncer de mama e ovário, osteoporose, doenças cardiovasculares, diabetes e depressão.

Karina Heusser