quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Leite anterior e posterior


Muitas mamães ficam em dúvida nesse assunto. Existe realmente leite anterior e leite posterior? 
Existe na realidade vários tipos de leite durante uma mamada, pois sua composição se modifica de forma gradual. Os termos leite anterior e posterior são uma forma mais simplificada de explicar às mamães que o leite do começo da mamada é mais rico em proteínas, vitaminas e água. Já o leite do final da mamada, ou seja quando a mama estiver esvaziando, é mais rico em gorduras, o que lhe confere um aspecto menos aquoso e mais branco ou amarelado. 
Como dito anteriormente, essa mudança na composição ocorre de forma gradual enquanto o bebê está mamando, isso porque a gordura em forma de "glóbulos" fica aderida na parede dos avéolos mamários no começo da mamada, conforme a mama vai sendo esvaziada, a gordura se desprende, aumentando assim a quantidade de gordura no leite. 
O ideal é não intercalar as mamas durante as mamadas, esvaziar primeiro uma e depois passar para a outra, para que o bebê aproveite todas essas conposições do leite. 
Lembre-se: Não existe leite fraco, muitas pessoas irão te falar que o bebê está chorando porque seu leite é fraco, que o ideal é dar um leitinho de lata para o bebê ficar mais satisfeito ou até mesmo um mingau com leite de vaca e farinhas. Mas antes de fazer qualquer conduta desse tipo, pergunte ao seu pediatra. Pois é o ganho de peso do bebê e a quantidade de trocas de fralda que mostrará quanto seu leite está sendo suficiente ou não. O choro do bebê não é um parâmetro para isso!!!


Dra Karina Heusser Neves
CRM 19817 RQE 13683
Pediatra e Consultora em Aleitamento Materno
Mãe da Sofia e esperando a Katherine

Nenhum comentário:

Postar um comentário