Muito utilizado nos dias de hoje, o bico de silicone está entrando na lista de compra de várias mamães. Mas quando realmente deve ser utilizado?
Primeiramente o bico de silicone é um tipo de bico artificial, o bebê não sugará nele da mesma forma que sugaria na mama, mas há determinados casos que ele ajuda e muito!!! Por exemplo em bebês prematuros com sucção não efetiva ou dificuldade em manter a pega da aréola, ou mamães que tenham o mamilo plano ou invertido.
No caso de mamilos planos, o uso de compressas frias antes das mamadas para ajudar o mesmo a protrair e/ou massagem, também auxilia. Nos mamilos invertidos, o uso de bomba de sucção pode auxiliar na eversão dos mesmos.
O uso do bico de silicone, deve ser individualizado e bem orientado, para que a mãe consiga retirá-lo com segurança quando o bebê estiver com uma sucção adequada.
Há mamães que tem muita dificuldade em arrumar a pega do bebê e mesmo com muita orientação e auxílio, ficam muito preocupadas e inseguras a ponto de desistir do aleitamento materno e dar
mamadeira. Cada caso deve ser pensado com muito carinho....quem sabe o uso do bico de silicone e manutenção do aleitamento materno, seja muito melhor que o uso de mamadeira ( que também é um bico artificial) e com leite artificial ( fórmulas) dentro dessa mamadeira.
Se você tiver com dificuldades para amamentar e de ter uma pega correta, procure o auxílio de um consultor em aleitamento materno ( que pode ser um pediatra, nutricionista, fonoaudióloga e enfermeira).
Karina Heusser
Nenhum comentário:
Postar um comentário