quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Curso gestante Itajaí


E hoje inicia mais um curso de gestante Mamães e Papais em treinamento!! Tudo preparado com muito carinho para esses casais maravilhosos, que aguardam ansiosamente pelos babys lindos!!! 
Hoje tem palestra com a top nutricionista Carolina Sommerfeld sobre cuidados na gestação com a alimentação. Dicas sobre cuidados com a pele e drenagem linfática com Camila Theilacker, além de demonstração de Yoga para gestantes e bebês!!!
Quem não se inscreveu.... Ainda dá tempo!!! 

sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Pega correta


Como saber se o bebê está mamando certo? Há vários sinais que nos mostram uma pega correta. Iniciando pelas bochechas que devem estar sempre arredondadas, a boca deve pegar grande parte da aréola ( nunca só o mamilo), os lábios devem estar virados para fora ( como um peixinho), a língua deve estar para fora ( encostada no
lábio inferior)  e o queixo encostado no peito materno. 
E principalmente haver prazer e afeto entre mãe e filho. 
Nesta foto conseguimos perceber o carinho da criança enquanto olha para sua mãe e mama!!
Amamentar é muito mais que dar leite materno,  é dar amor e afeto em forma de alimento!!!


quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Curso Gestante Itajaí


As inscrições estão abertas para o curso de gestantes Mamães e Papais em treinamento que está sendo um sucesso na cidade de Itajaí e região! O curso traz uma proposta prática e humanizada para os pais que querem ficar antenados sobre cuidados durante a gestação e como se preparar para a chegada do bebê! Além da palestras das idealizadoras desse projeto, a pediatra Karina Heusser e a nutricionista Carolina Sommerfeld, teremos a presença da fisioterapeuta Biana Horongozo que dará uma aula prática sobre o uso de slings. Além disso teremos dicas dos primeiros cuidados com os dentinhos com a odontopediatra Laura Giongo Bonato Chiamulera. 
Inscrições por e-mail kakaheusser@gmail.com ou finestetica@gmail.com e pelos telefones 96549017 e 30461746.

segunda-feira, 22 de agosto de 2016

O que levar para maternidade?




Chegou a hora... E o que levar para a maternidade?
O ideal é organizar tudo que você levará com um mês de antecedência, pois imprevistos acontecem...
Cada maternidade disponibiliza uma lista de tudo o que se deve levar para a maternidade. Vou mostrar aqui uma lista generalizada. 
- Fraldas descartáveis
- Fralda de pano para higiene da região de fraldas
- Gaze
- Álcool 70% ( para higiene do coto umbilical, algumas maternidades já disponibilizam)
- Toalha de banho para o bebê
- Sabonete líquido para o bebê
- 6-8 mudas de roupa ( body, calça, tip top, meia, luva), lembrar de deixar uma muda separada para colocar logo após o nascimento
- manta
-coeiro
- fralda de boca
- concha pós- natal
- absorvente pós- parto
- Garrafa térmica ( para armazenar água morna utilizada na higiene da região de fraldas)
- almofada de amamentar
- bebê conforto ( para o retorno da maternidade) 



quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Alergia à proteína do leite de vaca


Nossa dica de hoje é a palestra que acontecerá dia 13/09 em Itajaí sobre Alergia à Proteína do leite de vaca (APLV) que por muitos é confundida com a intolerância à lactose. A palestra será realizada por 3 excelentes profissionais da nossa região, que são experts na área. 

quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Higiene na troca de fraldas




Como fazer a correta higiene durante a troca de fralda? Primeiramente um kit similar a esse da foto será muito útil, pois a garrafa térmica permite você ter água morninha por várias horas e terá onde colocar produtos de higiene como gazes e algodão. 
O ideal é evitar o uso de lenço umedecido, pois são gelados, muitos contém produtos que não serão bons para a pele sensível do seu bebê e porque muitas mães utilizam esses lenços e não secam a área de fraldas com um paninho seco após, com umidade nesta área, o bebê terá muito mais risco de ter assaduras e fungos. 
Quem higieniza a área de fraldas da forma correta e faz as trocas em horários frequentes, não precisa se preocupar em gastar com pomadas contra assaduras.
Então vamos lá, a forma mais correta é você usar fraldas de pano com a água morninha que citei anteriormente, e secar com fralda de pano, antes de colocar a nova fralda descartável. 
É muito importante sempre secar bem as dobrinhas na região de fraldas. 
Se você não tem fraldas de pano ( que são muito fáceis de fazer e comprar), use algodão ou gaze. 
E quando sair? Leve gaze, algodão ou as fraldas de pano e se não tiver água morna no local, a água em temperatura  ambiente será até mais confortável que o geladinho do lenço umedecido. São hábitos que você se acostuma e vai adorar ao ver a pele do seu bebê sempre bonita e livre das assaduras.


segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Amarelão ou icterícia


Meu bebê ficou amarelo e agora?
A icterícia ou mais conhecida como amarelão, ocorre pelo aumento de bilirrubina sérica, causando uma tonalidade amarelada em mucosas e pele.
A maioria dos bebês ficam amarelinhos, com maior prevalência nos prematuros.
Há diversas causas, desde fisiológica ( normal ), como por incompatibilidade sanguínea, sepse, galactosemia, dieta insuficiente e aleitamento materno.
Geralmente os bebês ficam amarelinhos do terceiro ao sétimo dia de vida.
O importante é você estar atento se essa coloração amarelada está muito intensa e se passa do tórax (peito) do bebê, pois o ideal nesses casos é procurar um atendimento pediátrico.
O banho de sol é muito importante para o recém nascido, não esquecendo que deve-se tirar a roupa do bebê e expor diretamente aos raios ( não adianta deixar vidros e janelas entre o bebê e os raios de sol).
Roupinha amarela tira amarelão? Há muitas pessoas que acreditam nesta simpatia, porém fique atento, a roupa amarela acaba camuflando a cor do bebê, então muitos acham que por isso ela "cura" o amarelão.


Karina Heusser

sábado, 13 de agosto de 2016

Curso gestante Itajaí




As inscrições estão abertas para o curso de gestantes Mamães e Papais em treinamento que está sendo um sucesso na cidade de Itajaí e região! O curso traz uma proposta prática e humanizada para os pais que querem ficar antenados sobre cuidados durante a gestação e como se preparar para a chegada do bebê! Além da palestras das idealizadoras desse projeto, a pediatra Karina Heusser e a nutricionista Carolina Sommerfeld, teremos a presença da fisioterapeuta Biana Horongozo que dará uma aula prática sobre o uso de slings. Além disso teremos dicas dos primeiros cuidados com os dentinhos com a odontopediatra Laura Giongo Bonato Chiamulera. 
Inscrições por e-mail kakaheusser@gmail.com ou finestetica@gmail.com e pelos telefones 96549017 e 30461746.

sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Cuidados da pele na gestação


Como cuidar da pele e das mamas durante a gestação? Há cremes hidratantes de várias marcas que são específicos para a pele das gestantes e que podem ser facilmente encontrados nas farmácias, o ideal é utilizá-los 2x ao dia. A hidratação durante a gestação é muito importante para prevenir ou amenizar as temidas estrias, que surgem com o ganho de peso da gestação.
Ingerir uma quantidade adequada de água e alimentos saudáveis  também auxilia muito na hidratação de sua pele. 
É muito importante também tomar sol diariamente para a produção de vitamina D, atente para passar protetor solar no rosto, para evitar manchas que são muito comuns na gestação, mas deixe uma boa área exposta do seu corpo ( braços, barriga, pernas) ao sol. O ideal é nos horários entre 10 e 16 hrs. Eu sei, você deve estar se perguntando, mas como nesse horário? E o câncer de pele? Mas você não ficará se bronzeando por horas, mas sim vai ficar exposta por cerca de 5 minutos. 
E as mamas? Muitos obstetras orientam uso de cremes ou pomadas, alguns orientam banho de sol e há quem orienta a não fazer nenhum preparo. O ideal é sempre conversar com o obstetra para ver como é a pele dos seus mamilos e se ele orienta algo específico para você. Sempre lembre de usar sutiã confortável, evitar os apertados.
Há a possibilidade de você necessitar do uso de conchas pré-natais para preparar os mamilos, se os seus são muito planos ou invertidos.
Esses preparos na gestação são bastante controversos e vai depender muito do obstetra que acompanha sua gestação. 

quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Curso lanches saudáveis para crianças.


Nossa dica de hoje é o curso Lanches saudáveis para volta às aulas com a nutricionista Carolina Sommerfeld. Vale a pena conferir!!! 

terça-feira, 9 de agosto de 2016

Curso gestante Itajaí


Inscrições abertas para o nosso curso de gestantes!! Proposta prática e humanizada, que visa orientar os casais que aguardam pela chegada do seu bem mais precioso!!! Para se inscrever entre em contato por e-mail kakaheusser@gmail.com ou finestetica@gmail.com e por telefone 96549017 ou 30461746. 

Fraldas


Muitas pessoas me perguntam quando estão esperando o primeiro filho.... Qual fralda descartável devo comprar e deixar de estoque? Eu sempre respondo: Não  estoque grande, muito menos, estoque de uma marca só. Pois você não sabe qual vai ser o tamanho do seu bebê, há recém nascidos com 4-5 kg que nem usam, ou usam apenas por 1 semana a fralda tamanho RN.
Outra coisa que deve ser lembrada, é que você não sabe se seu bebê terá algum tipo de dermatite com determinada marca de fralda, que não é algo infrequente. 
Vou citar o meu exemplo, quando fui mamãe de primeira viagem. Fiz chá de bebê, ganhei várias fraldas de uma mesma marca (que eu achava na época, ser a melhor marca) e ganhei todas do mesmo tamanho: RN. Pois é, minha filha nasceu, prematura, então no segundo dia de UTI neonatal me solicitaram para trazer outra marca de fralda, pois ela estava apresentando uma dermatite horrível, e agora? O estoque em casa era grande!! O tamanho RN, ela usaria  por mais 1-2 meses, por causa do tamanho de nascimento, porém a marca. Tive que comprar tudo de novo. Mas houve um lado bom nessa história toda, quem recebeu a doação dessas fraldas, ficou muito feliz e nunca apresentou dermatite alguma. Então, o que é bom para um, pode não ser bom para outro. 
Se quiser ser prevenida, compre, porém de 2 marcas no
mínimo e não faça estoque grande. Quando nascer e você ver como vão as coisas, daí sim, seja prevenida, para que o papai não tenha que sair correndo às 2 da manhã atrás de fraldas. 


Karina Heusser

segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Banho do bebê


Qual o melhor horário para o banho do bebê? Se seu bebê nasceu no verão e você quer deixá-lo mais confortável e calminho para o sono da noite, você pode escolher o horário entre 18 e 19 hrs. Porém, se nasceu no inverno e você não tem um aquecedor de ambiente, sugiro escolher um horário mais cedo, como antes das 17hrs. O ideal é que haja uma rotina no horário, para que o bebê aprenda a se habituar com horários de banho e que seja algo prazeroso para mãe e filho. 
Os sabonetes mais aconselháveis são  o de glicerina e em líquido.




Karina Heusser

sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Alimentação complementar





O ideal é sempre iniciar a alimentação complementar, ou seja algo que não seja leite materno ou leite artificial para a idade, só com 6 meses de idade. Pois é nessa fase que os dentes estão surgindo e o bebê consegue sentar para assim ter coordenação motora adequada para deglutir alimentos que não sejam sugados. Além disso o trato gastrointestinal do lactente não está devidamente preparado para receber alimentos diferentes do leite antes do sexto mês de idade.
Antes dos 6 meses deve-se oferecer frutas, sucos, águas e chás? Não, o ideal é só o leite, de preferência o materno, é claro.

Karina Heusser

quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Morte súbita do lactente


Esse é um dos assuntos mais polêmicos, qual posição devo colocar meu bebê para dormir? Isso mesmo, de barriga para cima é mais seguro! Sei que você deve estar se perguntando: E se o bebê regurgitar, não vai se afogar? Não, eles possuem reflexo para virar a cabecinha para o lado nesse momento. O risco de algo ruim acontecer é bem maior se o bebê estiver de barriga para baixo ou de barriga para o lado. 
Você já ouviu algumas mães falando: Não conseguia dormir sossegada, ficava de 15 em 15 minutos, olhando para o meu bebê para ver se ele estava respirando. Esse, é o instinto materno, se preocupando com a morte súbita do lactente, que é uma morte sem causa.  Mas o que fazer para prevenir algo tão assustador e ruim? Aí vão algumas dicas:
- Manter o bebê em posição vertical por 20-30 minutos após amamentar
- Evitar fumar e ter contato com fumantes durante a gestação e após o nascimento
- Evitar uso de travesseiros, cobertores e protetores de berço
- Evitar agasalhar em excesso o bebê
- Amamentar no peito até o 6o mês de vida


Karina Heusser

quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Uso de sling



Alguns acham que o uso de sling é algo novo, mas não é. Africanos  e indígenas usam há muitos e muitos anos. Há quem diga que o bebê fica mimado, pois fica muito no colo, mas não é verdade. Ficando no colo do cuidador e recebendo afeto, a criança tende a não necessitar do uso de chupeta e a conquistar a independência mais cedo. 
Além disso, as cólicas aliviam mais rápido, por causa da posição e do calor que envolve o abdome do bebê. 
Os bebês que usam sling são mais calmos e tranquilos, pois ficam em contato com calor, afeto e escut o coração do cuidador, barulho esse, que o bebê estava acostumado a escutar por 9 meses. 
As mães ficam com os braços livres, podendo fazer atividades domésticas, fazer compras e trabalhar. Aliás hoje em dia há modalidades como pilates e dança com sling.
Amamentar no sling é fácil e prático, auxiliando muito na rotina das mamães. 
O peso do bebê se distribue de forma que as dores nas costas sejam muito menor, do que permanecer com o bebê no colo (nos braços).
O uso de sling pode ser feito desde o nascimento até a idade e peso que os pais se sentirem confortáveis para carregar seu filho no colo.
Gostou do sling? Visite o insta ou site da nossa querida Bianca que é fisioterapeuta e produz slings maravilhosos. Bidana slings - www.bidana.com.br


Karina Heusser


terça-feira, 2 de agosto de 2016

Vantagens do aleitamento materno para a mãe



Além de facilitar o retorno ao peso antes da gestação, o aleitamento materno diminui risco da câncer de mama e ovário, osteoporose, doenças cardiovasculares, diabetes e depressão.

Karina Heusser