quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Amamentando gêmeos


Descobriu que está esperando gêmeos e o seu sonho é amamentar? Não se desespere, muitas mães de gêmeos conseguem fazer isso sem nenhuma dificuldade. Aqui vão algumas dicas, tente amamentar os dois ao mesmo tempo, você ficará menos cansada e passará menos tempo sentada amamentando. Outra dica, para que um dos bebês não ganhe menos leite posterior ( leite do final da mamada, mais rico em gordura e que engorda mais o bebê) é não ficar alternando os bebês durante as mamadas e nem entre as mamadas, o ideal é alternar em dias. Por exemplo, segunda João mama na esquerda e Maria na direita, na terça João passa para a mama direita e Maria para esquerda. 
Coloquei esta ilustração para mostrar as possibilidades de posicionar 2 bebês ao mesmo tempo. 
Se tiver dúvidas, converse com o pediatra ou peça auxílio para uma consultora em aleitamento materno. 


Dra Karina Heusser
Pediatra e Consultora em aleitamento materno

quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Alimentador infantil


Esse alimentador infantil é uma ótima opção para as mamães que têm medo de oferecer frutas para seus filhos por medo de engasgo. Muitas mães após os 6 meses, quando iniciam alimentação ccomplementar,  ficam oferecendo apenas maçã, banana, pêra e mamão, esquecendo que temos tantas frutas ricas como melancia, morango, kiwi, carambola, abacaxi, ameixa, que você pode sim, oferecer para o seu filho a partir do 6o mês de vida. 
Com várias cores e várias opções de marcas, esse é um produto muito bacana para você adquirir ao iniciar a alimentação complementar de seu bebê. 


Dra Karina Heusser
Pediatra e Consultora em Aleitamento Materno

segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Fezes do bebê


Muitas mamães se assustam pois nunca foram informadas que nos primeiros dias ou meses de vida o bebê pode evacuar após cada mamada. Esta é uma situação muito comum, os papais não devem se preocupar e nem achar que o bebê não irá engordar por isso. O que você deve ficar atenta é na consistência das fezes,  deve ser pastosa ou líquido-pastosa, não deve ser endurecida ou líquida. A cor das fezes também pode variar de marrom escuro a preto nos primeiros dias e marrom claro a escuro ou esverdeado nos primeiros meses, não podendo ser branca ou bege. Em casos de dúvida,  o pediatra sempre deve ser consultado.


Dra Karina Heusser
Pediatra e Consultora em aleitamento materno

terça-feira, 20 de setembro de 2016

Receita papinha com frango e inhame


Hoje tem mais uma receitinha da nutricionista Carolina Sommerfeld para os nossos babys e crianças. Dica super gostosa e saudável para almoço ou jantar. Vale a pena conferir!!!

segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Ordenha de leite manual



Muitas mamães têm dúvidas na hora de fazer a ordenha manual, seja ela para aliviar o ingurgitamento mamário, como para estocar leite. No primeiro mês de vida, eu sempre aconselho a primeiro utilizar essa técnica manual, para depois usar as máquinas que extraem leite (manuais ou elétricas), pois elas tendem a machucar um pouco no início. Mas lembre-se, sempre a melhor forma de estimular a produção de leite, é o bebê sugar diretamente no peito. Ajuda muito na hora de extrair leite, para estocar um maior volume, ficar olhando uma foto do seu bebê ou o próprio bebê.
Escolhi esse vídeo, pois ele mostra de forma prática e correta a técnica de ordenha manual.

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Curso gestante Itajaí


E hoje acontece o segundo dia do nosso curso de gestantes, com palestra sobre amamentação e primeiros cuidados com o recém nascido com a pediatra Vanessa Wiesner. Além disso teremos a presença da fisioterapeuta Bianca Horongozo que falará sobre uso de slings e da ondontopediatra  Laura Giongo Bonaro Chiamulera para falar dos primeiros cuidados com os dentinhos. Além de muitos mimos e sorteios para nossas gestantes lindas. 

sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Música na gestação 2


Quem segue nosso blog, viu que já postei sobre a importância da música na gestação. Aí vai a dica de uma música super fofa para você escutar com seu baby!!! Bom
final de semana a todos!!!


Dra. Karina Heusser
Pediatra e consultora em aleitamento materno

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Granuloma umbilical


O que é o granuloma umbilical? É um defeito de cicatrização, onde após a queda do coto umbilical surge no local um tecido vermelho, de aspecto úmido, com presença de secreção serosa ou sanguinolenta. Nesses casos o ideal é sempre procurar atendimento pediátrico para que um tratamento correto seja prescrito. Granuloma umbilical não é a mesma coisa que hérnia umbilical. Não se deve enfaixar, nem colocar objetos como moedas pelo risco de infecção local. 







Dra. Karina Heusser
Pediatra e consultora em aleitamento materno

terça-feira, 6 de setembro de 2016

Cuidados com coto umbilical


Como limpar o coto umbilical? Essa é uma dúvida muito frequente nas mamães, pois muitas ficam com medo de manipular essa área do bebê. O ideal é usar álcool 70% e cotonetes ou gaze, passando o álcool em toda a extensão do coto e não encostando na pele, pois o álcool pode queimar a mesma. Com que frequência? 2-3x ao dia!!!! Não fazer essa limpeza em toda as trocas de fralda, pois isso deixa a região muito úmida. 
Não se deve enrolar gaze em volta do coto depois de passar álcool e também não se deve usar faixas ou moedas. A fralda descartável deve ser dobrada na frente para não tampar o coto e a barra da calça não deve ficar pressionando essa região. 
O coto tende a cair em 7-10 dias, dependendo de cada bebê.
Se você sentir cheiro fétido ou a região em volta ao coto ficar vermelho, procure atendimento pediátrico.
E por último, se o coto cair e nessa região ficar um tecido vermelho vivo, pode ser um granuloma umbilical, que será o assunto do post de amanhã. 




Dra. Karina Heusser
Pediatra e consultora em aleitamento materno

segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Receita sobremesa infantil saudável


A dica de hoje é esta receita maravilhosa e super prática da nutricionista Carolina Sommerfeld. Receita super saudável e gostosa. As crianças e adultos adoram!!!

sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Música na gestação


A partir da 18a semana de gestação, seu bebê consegue ouvir os sons externos, assim como a voz da mamãe, respiração e batimentos cardíacos. Tudo é uma forma de aprendizado para esse bebê que a cada dia se desenvolve dentro de sua barriga. Muitas mamães sentem vergonha de cantarolar ou conversar com seus bebês na gravidez. Uma forma de estimular seu bebê, tranquilizá-lo e criar um momento especial para vocês, é colocar uma música. O ideal é escolher algo calmo e delicado para o ouvido da mamãe e do bebê. Tem mães que optam por colocar seus gêneros musicais preferidos, para a criança já se acostumar, porém cuidado com som muito alto e músicas com tons muito fortes, como rock e música eletrônica. 
Vários estudos demonstram que os bebês gostam muito de música clássica, por exemplo "4 estações" de Vivaldi. 
E quando os bebês nascem, eles costumam se acalmar com facilidade ouvindo as músicas que ouviu com a mamãe durante a gestação, pois se sentem seguros. 



quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Bico de silicone

Muito utilizado nos dias de hoje, o bico de silicone está entrando na lista de compra de várias mamães. Mas quando realmente deve ser utilizado?
Primeiramente o bico de silicone é um tipo de bico artificial, o bebê não sugará nele da mesma forma que sugaria na mama, mas há determinados casos que ele ajuda e muito!!! Por exemplo em bebês prematuros com sucção não efetiva ou dificuldade em manter a pega da aréola, ou mamães que tenham o mamilo plano ou invertido. 
No caso de mamilos planos, o uso de compressas frias antes das mamadas para ajudar o mesmo a protrair e/ou massagem, também auxilia. Nos mamilos invertidos, o uso de bomba de sucção pode auxiliar na eversão dos mesmos.
O uso do bico de silicone, deve ser individualizado e bem orientado, para que a mãe consiga retirá-lo com segurança quando o bebê estiver com uma sucção adequada.
Há mamães que tem muita dificuldade em arrumar a pega do bebê e mesmo com muita orientação e auxílio, ficam muito preocupadas e inseguras a ponto de desistir do aleitamento materno e dar 
mamadeira. Cada caso deve ser pensado com muito carinho....quem sabe o uso do bico de silicone e manutenção do aleitamento materno, seja muito melhor que o uso de mamadeira ( que também é um bico artificial) e com leite artificial ( fórmulas) dentro dessa mamadeira. 
Se você tiver com dificuldades para amamentar e de ter uma pega correta, procure o auxílio de um consultor em aleitamento materno ( que pode ser um pediatra, nutricionista, fonoaudióloga e enfermeira).




Karina Heusser