Você já deve ter ouvido uma mãe dizendo que não teve leite ou que o mesmo secou ou empedrou. São inúmeras as situações que dificultam a amamentação, mas com orientação correta e carinho as chances de você conseguir amamentar tranquilamente, sem dor e com boa quantidade de leite, aumentam muito!!
Aí vão algumas dicas...
- Ingerir bastante líquido ( água, sucos naturais, água de coco, para estar bem hidratada. Evitar refrigerante, excesso de leite ( ideal é uma porção apenas ao dia, incluindo já os derivados)
- Descansar quando o bebê estiver dormindo nos primeiros dias, pois o cansaço e estresse podem diminuir a produção de leite.
- Oferecer seu seio em livre demanda, ou seja, sempre que o bebê quiser mamar, evitando intervalos maiores que 3 horas. Se o bebê estiver dormindo, acorde-o.
- Banhos mornos e extração de leite manual, antes da mamada, alivia muito a dor e a sensação de mama "empedrada".
- Não intercalar as mamas durante as mamadas, só se a mesma estiver vazia já. Por exemplo, o bebê mamou na mama esquerda, mas não esvaziou, na próxima mamada, você continuará com o bebê na mama esquerda.
- Não usar sutiã apertado e com enchimento. O ideal é usar sempre o sutiã pós- parto e a concha pós- natal no primeiro mês.
- Evitar receber muitas visitas, por mais que seja prazeroso para os pais mostrarem seu baby para familiares e amigos, as visitas em excesso tiram a mãe e o bebê da rotina, às vezes diminuindo a quantidade de produção do leite.
- Olhar para o bebê enquanto estiver amamentando também aumenta a produção de leite.
- Sempre hidratar a aréola e mamilo com o próprio leite materno e secar após. Não usar pomadas e cremes.
Dra Karina Heusser
Pediatra e Consultora em aleitamento materno
Mãe da Sofia e esperando a Katherine