sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Posições de amamentação


São inúmeras as posições para amamentação. Você pode usar o auxílio da almofada de amamentar, travesseiros e até mesmo do sling. Sim, tem como amamentar com o bebê no sling.
O mais importante é que a posição que você esteja amamentando, seja confortável para você e para o bebê. Que o ambiente seja tranquilo, sem excesso de barulho e arejado. 
A poltrona de amamentar é uma das coisas mais importantes que a gestante deve colocar na lista de compras, mas ela deve ser confortável, pois você passará algumas horas sentada nela. 

Dra Karina Heusser Neves
CRM 19817 RQE 13683
Pediatra e Consultora em aleitamento materno
Mãe da Sofia e esperando a Katherine

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Saídas e visitas com recém-nascido


O assunto de hoje é bastante polêmico, mas como pediatra me sinto na obrigação de alertar as mamães. Sei que visitas são muito gratificantes para os pais, mas temos que cuidar! 
O resguardo ( período de 30-40 dias após o parto) não é só para a mamãe e sim para o bebê também.  É período de adapatação ao ambiente extra-uterino, à amamentação e aos períodos de sono. Além disso, nesta idade o bebê ainda não tem imunidade e só recebeu 2 vacinas ( a BCG que protege contra formas graves de tuberculose e a 1a dose de hepatite B). Ou seja, são tantas doenças que o bebê pode estar correndo risco de pegar se receber visitas em excesso ou se ficar saindo em locais públicos como mercado, shopping, festas e casa de amigos. 
As saídas do bebê no primeiro mês devem ser para fazer o teste da orelinha, teste do pezinho e consultas pediátricas. 
Aí vão algumas etiquetas para visita de recém nascido:
- sempre ligue antes, para ver se a mamãe e o bebê podem recebê-los
- evite visitar se estiver doente (resfriado, diarréia, aftas e etc)
- sempre lave as mãos e passe álcool
-não beije o bebê, nem pegue no colo ou passe a mão no rosto e mão do bebê
- não vá com perfumes fortes ou cheiro de cigarro
- não acorde o bebê
- não leve crianças
- evite visitar na maternidade 
São tantas doenças graves que podem ser evitadas com esses cuidados!!! 
Pois como o ditado diz: É sempre melhor prevenir do que remediar!!! 


Dra Karina Heusser Neves
CRM 19817 RQE 13683
Pediatra e Consultora em aleitamento materno
Mãe da Sofia e esperando a Katherine

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Mãe com cerclagem


Vou usar esse post para me apresentar e para relatar como foi minha experiência durante a segunda gestação com cerclagem. Para quem não conhece, essa é uma cirurgia que é feita em mulheres com incompetência istmo-cervical, ou seja são dados pontos no colo do útero que é menor em tamanho ou que dilata com facilidade, pois o mesmo não consegue segurar o bebê. Muitas mamães que têm essa alteração no colo, perdem seus bebês por volta do segundo trimestre de gestação. 
Estou grávida pela segunda vez e da segunda princesinha da minha vida. Quando descobri que estava grávida, já imaginava o que estava por vir, uma gestação cheia de apreensão e repouso. Com 14 semanas fiz a cerclagem, que é feita na maternidade, sob anestesia. Após a cirurgia, o repouso deve ser absoluto, ou seja a mãe deve permanecer deitada durante o dia todo, deixando para levantar apenas para tomar banho, ir no banheiro e comer. 
Dependendo do caso, alguns médicos liberam para um repouso parcial. 
No meu caso, tive que fazer repouso absoluto e hoje completo 5 meses do mesmo. Já estou na 36a semana e logo retiro os pontos da cerclagem. 
Minha primeira filha nasceu prematura e permaneceu 12 dias na UTI neo. Nessa gestação estou conseguindo aguentar mais. 
Não é fácil ficar em repouso absoluto com uma filha de 5 anos querendo brincar e passear, mas ainda bem que temos os papais e avós por perto.
Também tive que abrir mão dos atendimentos no consultório e dos plantões. Mas logo logo voltarei à ativa para poder atender meus pacientes lindos e fofos. 
Em uma semana estarei com minha princesinha no colo e estarei postando vídeos dos primeiros cuidados com o recém nascido. 
Se você está numa situação semelhante ou tem alguém que esteja passando por isso, tenha paciência, tente se ocupar com trabalhos manuais, como scrapbook para fazer álbuns, ou bordados para paninhos de boca e toalhas. Foi assim que consegui passar essas 2 gestações, além de estudar muito para aprimorar os conhecimentos sobre esse maravilhoso mundo das gestantes e dos bebês. 


Dra Karina Heusser Neves
CRM 19817 RQE 13683
Pediatra e Consultora em aleitamento materno
Mãe da Sofia e esperando a Katherine

terça-feira, 18 de outubro de 2016

Como lavar as roupas do bebê?



Uma das partes mais gostosas da gestação é arrumar as roupinhas na mala para a maternidade ou deixar tudo prontinho no quartinho do bebê, Mas saiba que alguns cuidados devem ser tomados na higiene e cuidado das roupinhas. 
- Evitar uso de sabão em pó, amaciantes e perfumes, pois esses produtos podem causar irritação na pele sensível do recém nascido.
- Usar sabão neutro ou próprio para lavagem de roupas de bebês.
- Retirar etiquetas, que podem incomodar o bebê. 
Para saber o que levar para a maternidade, acesse os posts anteriores, você vai encontrar uma lista completa :) 


Dra Karina Heusser Neves
CRM 19817 RQE 13683
Pediatra e Consultora em aleitamento materno
Mãe da Sofia e esperando a Katherine

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Sutiã pós-parto



Muitas gestantes têm dúvida na hora de escolher o sutiã mais adequado para o pós- parto. Primeiramente digo, sim, você terá que usar nos primeiros meses um sutiã e terá que deixar de lado seus sutiãs lindos, com renda e bojo. Mas isso será temporário. 
Não insista em comprar o mesmo tamanho que você usava antes de ficar grávida ou enquanto estâ grávida, terá que ser uma numeração maior. 
O melhor modelo ( para o primeiro mês principalmente)  é o da primeira foto, pois ele tem abertura completa. O da segunda foto, que tem abertura parcial, pode dificultar a amamentação nos primeiros dias ( após 3o ao 5o dia ocorre a apojadura do leite, seus seios ficarão bastante cheios e pesados, esse modelo pode apertar muito e machucar). Após o primeiro mês seu fluxo de leite materno já estará mais organizado e você poderá usar esse modelo. 
Hoje em dia existem muitos modelos de sutiã pós-parto com renda e cores diferenciadas, para que você possa escolher o que mais combina com determinadas roupas e ocasiões. 
Lembre-se: Amamentar é dar amor ao seu filho em forma de alimento ❤️❤️❤️

Dra Karina Heusser Neves
CRM 19817 RQE 13683
Pediatra e Consultora em aleitamento materno
Mãe da Sofia e esperando a Katherine

sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Estômago do bebê




Sim!!! Sei que muitas mamães verão essa foto e ficarão assustadas!! Mas é isso mesmo!!! Essa é a capacidade de um estômago do recém nascido até o 1o mês de vida. Por isso confiem no pediatra quando ele diz que as gotinhas de colostro dos primeiros dias de vida são suficientes para o bebê. Os bebês choram muito nos primeiros dias de vida, como já disse no post anterior, o que devemos levar em conta é o ganho de peso ( na primeira consulta, pois nos primeiros dias o bebê pode perder até 10% do seu peso corporal) e a quantidade de trocas de fralda. 
O importante é oferecer com bastante frequência o seio materno ( isso aumenta a produção de leite) e manter-se bem hidratada. 

Dra Karina Heusser Neves
CRM 19817 RQE 13683
Pediatra e Consultora em aleitamento materno
Mãe da Sofia e esperando a Katherine

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Leite anterior e posterior


Muitas mamães ficam em dúvida nesse assunto. Existe realmente leite anterior e leite posterior? 
Existe na realidade vários tipos de leite durante uma mamada, pois sua composição se modifica de forma gradual. Os termos leite anterior e posterior são uma forma mais simplificada de explicar às mamães que o leite do começo da mamada é mais rico em proteínas, vitaminas e água. Já o leite do final da mamada, ou seja quando a mama estiver esvaziando, é mais rico em gorduras, o que lhe confere um aspecto menos aquoso e mais branco ou amarelado. 
Como dito anteriormente, essa mudança na composição ocorre de forma gradual enquanto o bebê está mamando, isso porque a gordura em forma de "glóbulos" fica aderida na parede dos avéolos mamários no começo da mamada, conforme a mama vai sendo esvaziada, a gordura se desprende, aumentando assim a quantidade de gordura no leite. 
O ideal é não intercalar as mamas durante as mamadas, esvaziar primeiro uma e depois passar para a outra, para que o bebê aproveite todas essas conposições do leite. 
Lembre-se: Não existe leite fraco, muitas pessoas irão te falar que o bebê está chorando porque seu leite é fraco, que o ideal é dar um leitinho de lata para o bebê ficar mais satisfeito ou até mesmo um mingau com leite de vaca e farinhas. Mas antes de fazer qualquer conduta desse tipo, pergunte ao seu pediatra. Pois é o ganho de peso do bebê e a quantidade de trocas de fralda que mostrará quanto seu leite está sendo suficiente ou não. O choro do bebê não é um parâmetro para isso!!!


Dra Karina Heusser Neves
CRM 19817 RQE 13683
Pediatra e Consultora em Aleitamento Materno
Mãe da Sofia e esperando a Katherine

quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Cuidados com os dentinhos


A primeira visita ao dentista deve ser feita antes do nascimento do primeiro dente, para que os pais recebam orientação adequada. O odontopediatra é o profissional especializado para cuidar da saúde bucal dos bebês, crianças e adolescentes. Quanto antes a criança fizer sua primeira consulta com o odontopediatra, mais facilmente irá incorporar hábitos saudáveis em seu dia a dia, prevenindo a instalação dos males bucais. 
Desde as primeiras mamadas, tanto aleitamento materno como artificial (mamadeiras), devemos higienizar as gengivas e língua do bebê, 1x ao dia, com fralda ou gaze, embebida de água filtrada, fervida ou com soro fisiológico, assim os resíduos de leite são retirados delicadamente da boca do bebê. 

Dra Laura Giongo Bonato Chiamulera
Odontopediatra e Ortodontista
Telefone para consultas: 33672727


terça-feira, 4 de outubro de 2016

Dicas de amamentação


Você já deve ter ouvido uma mãe dizendo que não teve leite ou que o mesmo secou ou empedrou. São inúmeras as situações que dificultam a amamentação, mas com orientação correta e carinho as chances de você conseguir amamentar tranquilamente, sem dor e com boa quantidade de leite, aumentam muito!!
Aí vão algumas dicas...
- Ingerir bastante líquido ( água, sucos naturais, água de coco, para estar bem hidratada. Evitar refrigerante, excesso de leite ( ideal é uma porção apenas ao dia, incluindo já os derivados)
- Descansar quando o bebê estiver dormindo nos primeiros dias, pois o cansaço e estresse podem diminuir a produção de leite. 
- Oferecer seu seio em livre demanda, ou seja, sempre que o bebê quiser mamar, evitando intervalos maiores que 3 horas. Se o bebê estiver dormindo, acorde-o.
- Banhos mornos e extração de leite manual, antes da mamada, alivia muito a dor e a sensação de mama "empedrada".
- Não intercalar as mamas durante as mamadas, só se a mesma estiver vazia já. Por exemplo, o bebê mamou na mama esquerda, mas não esvaziou, na próxima mamada, você continuará com o bebê na mama esquerda. 
- Não usar sutiã apertado e com enchimento. O ideal é usar sempre o sutiã pós- parto e a concha pós- natal no primeiro mês. 
- Evitar receber muitas visitas, por mais que seja prazeroso para os pais mostrarem seu baby para familiares e amigos, as visitas em excesso tiram a mãe e o bebê da rotina, às vezes diminuindo a quantidade de produção do leite. 
- Olhar para o bebê enquanto estiver amamentando também aumenta a produção de leite. 
- Sempre hidratar a aréola  e mamilo com o próprio leite materno e secar após. Não usar pomadas e cremes. 


Dra Karina Heusser
Pediatra e Consultora em aleitamento materno
Mãe da Sofia e esperando a Katherine




segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Soluço na gestação e lactente



Os soluços nos bebês são muito comuns na gestação e após o nascimento. Muitos acham que tem relação com o frio, mas na realidade não tem.
Durante a gestação: Após começar sentir os movimentos fetais do seu bebê, que ocorre por volta das 20 semanas, você pode se deparar com um movimento rítmico e mais fraco que um chute, no mesmo local e que dura minutos. Esses são o soluços. A mamãe não precisa ficar preocupada, pois é um evento muito comum na gestação e nada mais é que um "treino respiratório"  que seu baby está realizando. 
Após o nascimento: Quando o bebê suga o leite, ele engole um pouco de ar também, causando assim o soluço durante a mamada ou após. É uma situação muito comum, deixar o bebê na posição para arrotar durante 20 minutos após a mamada, auxiliará nos soluços, na diminuição das cólicas e regurgitação. 


Dra Karina Heusser
Pediatra e Consultora em aleitamento materno
Mãe da Sofia e esperando a Katherine