Em janeiro mais um curso de gestante com proposta prática e humanizada para as mamães e papais!!! E com muitas novidades!!!
quarta-feira, 23 de novembro de 2016
terça-feira, 22 de novembro de 2016
Aumentando a produção de leite
Hoje vou dar algumas dicas sobre como aumentar a produção de leite. Eu tive dificuldade para ter uma quantidade suficiente de leite nas duas filhas, associo essa dificuldade pelos momentos de ansiedade e preocupação que passei durante a internação das duas na UTI neonatal. Porém muitas mães não passam por isso, mas passam por dificuldades para ter uma boa produção de leite. Como já disse em posts anteriores, nos primeiros dias são apenas gotas de colostro que saem de nossas mamas, a descida do leite geralmente ocorre após 3-5 dias do nascimento, podendo variar muito de mãe para mãe.
lembrando também que neste momento não é hora de fazer dieta para perder os kg extras da gestação, por isso, alimente-se bem!
Eu tentei praticamente de tudo e vou citar todas as tentativas e dizer o que fez diferença para mim! Claro cada pessoa vai responder de forma diferente e o que não funcionou comigo, pode funcionar muito bem com outras mamães.
- Aumentar ingesta hídrica ( ajuda muito)
- Canja de galinha ( não vi diferença)
- Chá de erva-doce ( não vi diferença)
- Equilid ( ajudou muito na ansiedade e um pouco na produção de leite, cessei o uso após 9 dias, mas não compre ou use antes de conversar com um pediatra ou obstetra)
- Chá Weleda ou chá da mamãe ( ajudou muitoooo, estou tomando 2x ao dia, pode ser encontrado em qualquer farmácia)
- Compressas com água morna ( não ajudou)
- Fazer o bebê esvaziar a mama para depois passar para a outra mama ( ajuda muitooo, assim o bebê já pega o leite posterior que é mais rico em gordura e engorda mais, com o esvazianento o cérebro entende que precisa produzir mais e assim o faz)
- Uso de máquina para extrair leite ( quanto mais extrair , mais o cérebro e mama produzirá leite, porêm no meu caso não ajudou, pois minha bebê não gosta de nenhum método de complementação como mamadeira, copinho, relactação e até colher, então o leite ficava sendo congelado e não usado)
- Aumentar frequência de mamadas ( ajuda muitooo)
E sempre lembrando que o bebê deve estar com a pega correta ( dicas em post anterior), o uso de complemento com leite artificial dificulta essa tentativa de maior produção de leite, porém em alguns casos, se o bebê não está ganhando peso, é necessário.
Sempre tire dúvidas com sua obstetra, pediatra ou com uma consultora em aleitamento materno, antes de usar produtas e receitas duvidosas.
Dra Karina Heusser Neves
Pediatra e Consultora em Aleitamento materno
Mãe da Sofia e da Katherine
CRM 19817 RQE 13683
quarta-feira, 9 de novembro de 2016
Despertando o bebê para mamar
Decidi postar sobre esse assunto pois é algo que passei com minha prineira filha e estou passando novamente com a segunda. É uma batalha em todas as mamadas fazer ela acordar e mantê-la desperta para mamar uma quantidade suficiente.
Muitos recém-nascidos são assim nos primeiros dias de vida e temos que usar de inúmeras técnicas.
Primeira dica: antes de amamentar troque a fralda do bebê, para ele começar a despertar.
Segunda, deixe o bebê com pouca roupa, apenas com o body (sem a calça e sem meia) ou apenas de fralda, com o frio ele vai achar menos confortável e vai demorar mais para dormir. Dá muita pena, mas em alguns bebês isso é necessário.
Terceira dica: Deixe o ambiente claro e converse com o bebê durante a mamada.
Quarta: Durante a mamada o bebê faz várias pausas para descansar, duram segundos, se você perceber que a pausa está se estendendo, dê cutucadinhas na região abaixo das axilas e queixo. Se não adiantar faça movimentos tipo cócegas nas plantas dos pés e palma das mãos.
Essas são técnicas que podem auxiliar se você está passando pelo mesmo problema que eu, ter um bebê preguiçoso :)
Há várias outras técnicas, como passar pano com água em temperatura ambiente nos pés e mãos para despertar.
Cada bebê tem seu jeitinho e seu tempo...
Dra Karina Heusser Neves
CRM 19817 RQE 13683
Pediatra e Consultora em aleitamento materno
Mãe das princesas Sofia e Katherine
terça-feira, 8 de novembro de 2016
A chegada em casa
Depois de 2 semanas sem publicar, por motivos bons e tristes, retorno à rotina do blog trazendo super dicas de mamãe em dose dupla e pediatra. Katherine nasceu dia 24 de outubro e infelizmente precisou ficar na uti neo durante 6 dias por taquipnéia transitória do recém-nascido. Pela segunda vez recebo alta da maternidade não trazendo meu bebê junto, uma das sensações mais tristes para uma mãe. Mas os 6 dias passaram e nossa princesinha está em casa. Os primeiros dias em casa não são fáceis, a mamãe está cansada, o bebê ainda é muito sonolento, às vezes não sabemos o motivo dos choros, ficamos na dúvida se temos leite o suficiente e se o bebê está ganhando bem peso.
Uma ajuda da mãe, da sogra, da amiga ou do maridão é sempre muito bem-vinda!!!
Amanhã o post será sobre técnicas para despertar o bebê para mamar!!!
Assinar:
Postagens (Atom)